O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador do RS promoveu na quinta-feira, 28 de abril, no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre, o ato em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data – uma homenagem internacional aos 78 mineiros vítimas de uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virgínia, em 1969 – debate anualmente a realidade que vitima milhões de trabalhadores e trabalhadoras no mundo, especialmente no Brasil.
Entre os participantes estavam os dirigentes e assessorias jurídica, médica e de comunicação dos sindicatos metalúrgicos da região, especialmente o de Cachoeirinha.
Neste ano o debate ficou centrado em temas como o SUS – Sistema Único de Saúde, a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego no ambiente de trabalho, a saúde mental e a Previdência Social.
Na abertura, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou a importância da realização do evento e ressaltou que é motivo de orgulho ter um setor do movimento sindical que dá muita importância aos temas relacionados à saúde, segurança e prevenção.
Durante a manhã, foram debatidas as subnotificações dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a atuação dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego nos ambientes de trabalho, o acesso e acolhimento dos/as trabalhadores/as no SUS e a saúde mental, quando o trabalho produz o adoecimento, especialmente a partir da pressão por resultados e dos casos de assédio moral.
À tarde, o tema central foi a Previdência Social e o suposto déficit alardeado pelo governo e grande mídia como base para uma reforma prevendo a adoção da idade mínima para as aposentadorias. O tema – que teve como painelista o professor e diretor no Instituto de Economia da Unicamp-SP, Denis Maracci – acabou trazendo à tona os motivos pelos quais a necessidade de um ajuste fiscal e a troca da equipe econômica do governo, especialmente a substituição do ministro Guido Mantega pelo ministro Joaquim Levy, acabaram levando o Brasil à uma situação de estagnação econômica.
Para saber mais informações sobre o evento e ouvir a extraordinária palestra do professor Denis Maracci, basta acessar o site do FSST ( www.fsstrs.org.br ).








