Como se não bastassem as denúncias relacionadas aos maus tratos e a pressão exercida por algumas chefias contra subordinados, a Fallgatter foi denunciada por demitir e recontratar os mesmos funcionários em outras funções e com salários mais baixos.
Desta forma, segundo as denúncias, a empresa estaria usurpando o princípio legal da irredutibilidade de salários e descumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho que impõe restrições à este tipo de recontratação irregular porque, além de rebaixar trabalhadores e salários, impõe, via rotatividade de pessoal, um arrocho que diminui a massa salarial da categoria, reduz custos para o patrão e eleva a margem de lucro de sua empresa. “A Fallgatter se aproveita desta conjuntura de desemprego pra adotar mais este mecanismo de arrocho salarial e de lucro às custas da desgraça de seus colaboradores, que acabam se submetendo porque precisam do emprego para sustentar suas famílias”, disse o denunciante.
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeirinha vai tentar identificar os casos, orientar os trabalhadores sobre seus direitos salariais e reivindicar junto à direção da empresa o fim deste tipo de recontratação irregular.






