Grupo com sede mundial na França, a Schneider Eletric está encerrando as atividades na sua fábrica de Porto Alegre. A unidade será fechada e os 70 funcionários já foram dispensados. A unidade gaúcha fica no bairro Jardim São Pedro e produzia nobreaks, estabilizadores, inversores fotovoltaicos, entre outros equipamentos elétricos.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (Stimepa), João Batista Massena confirma o número de demissões. Ele ressalta que, durante a negociação, a empresa se comprometeu a pagar todas as verbas rescisórias.
Segundo o sindicalista, a produção será transferida para outras unidades da Schneider Eletric. “A direção nos falou que vale mais para a empresa, que ficará mais competitiva. Citou questões de logística entre os motivos”, disse o presidente do Stimepa.
Entre os trabalhadores demitidos, há vários técnicos em eletrônica e sistemas.
Fundada no ano de 1896, a empresa é uma corporação multinacional que trabalha com equipamentos para as empresas de energia elétrica. Geralmente, os seus equipamentos são empregados para a distribuição de energia e com uma proposta sustentável nos seus maquinários. O foco é a gestão de energia elétrica e automação de residências, edifícios, indústrias, entre outros.
Possui 196 unidades fabris pelo mundo. Aqui no Brasil, tem operações também em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás e Brasília.
Foto: Reprodução
Fonte: GaúchaZH








