Para esclarecer os eleitores, o Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeirinha promoveu no dia 29 de setembro um debate com transmissão ao vivo no facebook entre os candidatos que concorrem à prefeitura do município.
O presidente do Sindicato Marcos Muller, iniciou a transmissão destacando que promover o debate entre candidatos à prefeitura dentro da sede da entidade era um momento histórico para a categoria. Marcos também agradeceu aos espectadores e a presença dos candidatos David Almansa (PT) e Rubens Otávio (União Brasil) mas lamentou que Cristian Wassem (MDB) não tenha comparecido para discutir as propostas para a cidade.
João Marcelo Santos, Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP, foi o mediador convidado. Ele abriu o a noite saudando toda população de Cachoeirinha e fazendo uma inspirada reflexão sobre a democracia.
“É na democracia, que conseguimos exercitar a nossa liberdade, sem ela as vozes descontentes são amordaçadas. Quando ela é sufocada, os direitos são suprimidos, a violência dos que detém o poder cresce e o medo se alastra. A democracia é um sistema que abre as portas para o exercício da política. Quem diz que não gosta de democracia, certamente não suportaria viver em uma cidade onde os assuntos comuns são impostos pelos mais fortes. Os trabalhadores e trabalhadoras sabem que a democracia é o único sistema que permite a luta por direitos. Por isso, os trabalhadores e trabalhadoras se emprenham para aperfeiçoa-la” – João Marcelo
O debate foi dividido em 4 blocos, onde foram sorteadas perguntas enviadas pelos trabalhadores e também momentos em que os candidatos puderam elaborar perguntas um ao outro.
As novas eleições para o Executivo de Cachoeirinha ocorrem por conta da cassação da chapa do ex-prefeito Miki Breier (PSB) e seu vice Maurício Medeiros (MDB), por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2020. Em abril de 2022, além da cassação dos diplomas eleitorais, o TRE-RS condenou Miki a inelegibilidade por oito anos e multa de R$ 21 mil, enquanto Maurício não foi considerado inelegível.
O debate foi transmitido ao vivo através da página do facebook da entidade Link direto para a transmissão: https://fb.me/e/2WtkCZMOn









