Atividade realizada pelo STIMECA em alusão ao Outubro Rosa contou com momentos de aprendizado sobre a doença e reflexão sobre a força das mulheres, mas também teve descontração e autocuidado
No último sábado (26), o Sindicato dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas de Cachoeirinha (STIMECA) promoveu um evento especial para marcar a campanha Outubro Rosa de 2024. Organizado pelo Coletivo de Mulheres do Sindicato, o encontro reuniu trabalhadoras da categoria em um dia voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e contou com momentos de empoderamento, arte e bem-estar. O encontro também serviu para o fortalecimento de laços entre as mulheres metalúrgicas.
Na palestra ministrada por Marina Ribas, técnica de enfermagem do trabalho do SESI-RS, a profissional destacou a importância do autocuidado e do rastreamento precoce do câncer de mama e do colo de útero. O evento também contou com atividades de descontração e autocuidado com mini-massagens e uma apresentação de dança do grupo Clássicos de Dança, que colocou todo mundo pra dançar junto. Um momento de poesia, oferecido pela poetisa e escritora Mára, homenageou as mulheres metalúrgicas e deu o tom emotivo do evento, reforçando o espírito de união e acolhimento.
Além das atividades, o evento trouxe uma feira de produtos, com exposições de moda feminina, livros e cosméticos, incentivando o empreendedorismo feminino e oferecendo um espaço para as participantes promoverem seus negócios e fortalecerem o apoio mútuo.
Mulheres empoderadas
Entre as presenças de destaque estiveram a vice-presidenta da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS), Eliane Morfan, e as representantes do Coletivo de Mulheres do STIMECA, Carla Miranda e Cristiane Luz. Em sua fala, Eliane enfatizou a relevância do evento como espaço de fortalecimento da autoestima e de reflexão sobre a importância do engajamento das mulheres nos movimentos sindicais e nas lutas pela igualdade de direitos.
“Este evento é um momento que nos faz refletir sobre nossas lutas e o empoderamento das mulheres. O Outubro Rosa nos leva a falar não só de autocuidado, mas também da importância das metalúrgicas se organizarem em rede, promovendo acolhimento e união dentro do sindicato e nos espaços de trabalho,” afirmou Eliane.
Reforçando a importância da mobilização em torno das pautas que atingem as mulheres, como saúde, trabalho, cuidado e igualdade, incentivando as trabalhadoras a se unirem e a se fortalecerem mutuamente, o evento encerrou com as mulheres recitando o lema “Mulheres, juntas somos fortes”.
Por Luciene Leszczynski – Comunicação STIMECA








