Mais de cem pessoas prestigiaram a posse da nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (19). A solenidade marcada por homenagens e manifestações em defesa da classe trabalhadora foi realizada no salão de festas do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, seguida de um coquetel com produtos dos pequenos agricultores.
O novo presidente será Lírio Segalla Martins Rosa, garantiu estar honrado pela tarefa que está assumindo e destacou a importância do trabalho coletivo. “É uma entidade que trabalha em prol da unidade e construiu isso com muita seriedade. A nossa Federação é referência em todo o país pelo trabalho que faz”.
Como desafios para o período, ele salientou que a principal tarefa é o enfrentamento à reforma trabalhista, o fortalecimento das Convenções Coletivas de Trabalho e articulação com os demais sindicatos e movimentos sociais para enfrentar a luta de classe. “Esse golpe está servindo para politizarmos e conscientizarmos as pessoas”, encerrou ele.
A nova direção foi empossada pelo presidente da CUT-RS, Marizar Mansilha de Melo desejou uma boa gestão aos novos dirigentes e declarou que a Central tem como tarefa e responsabilidade de eleger e reeleger representantes da classe trabalhadora. “E isso parte do trabalho feito por entidades de referência como a Federação”.
Dia do Basta
Antes da solenidade de posse, o secretário geral da CUT-RS, Amarildo Cenci, destacou a mobilização para 10 de agosto, Dia do Basta. “Essa data se organiza diante da retirada de direitos trabalhistas e sociais, entrega do patrimônio público e retrocessos promovidos pelo governo golpista de Michel Temer (MDB).”
Ato tem como objetivo paralisar os locais de trabalho e mobilizar as bases sindicais e os movimentos sociais em manifestações de PROTESTO contra o desemprego crescente, contra a retirada de direitos.









